Por Guilherme Gouvêa Pícolo em 25/Jun/2012
Uma das inovações do Word 2010 em relação às versões anteriores é a possibilidade de adicionar efeitos artísticos bastante sofisticados aos elementos do doc. É possível aplicar alterações às imagens incorporadas sem a necessidade de recorrer a nenhum programa de edição de imagem; além disso, há mais de 20 efeitos especiais, como desenho a lápis, aquarela, vidro, mosaico, fotocópia etc.
Na maioria das vezes, tratam-se de efeitos desconhecidos ou injustamente subestimados.
É bem simples aplicar alguns belos efeitos em sua imagem. Para começar, abra seu arquivo de texto em que existe uma imagem já inserida ou aproveite para criar um arquivo novo.
Assim que adicionar uma nova imagem em sua página, note que surge uma nova barra superior chamada "Ferramentas da Imagem", subdividida em quadros (ou categorias), que são "Ajustar", "Estilos de Imagem", "Organizar" e "Tamanho". É nessa barra que estão diversas novidades de edição que você verá a seguir.
Clicando na opção "Correções" (que faz parte do "Ajustar"), você verá uma série de ajustes em relação à nitidez, brilho e contraste aplicáveis à imagem.
Na mesma opção, existe o item "Opções de Correção de Imagem". Por ela, você pode configurar manualmente as alterações desejadas.
No item "Cor", há uma série de ajustes que podem ser feitos a seu gosto. Uma facilidade bastante interessante em relação a esse item e outros do Word é que para pré-visualizar a aplicação do efeito, basta passar o mouse por cima da opção e observar ao lado direito o resultado, imediatamente.
Ainda no item" Cor", é possível encontrar mais recursos no item "Mais Variações". Entre as variações, é possível encontrar maiores possibilidades de cor, como "Definir Cor Transparente", e finalmente, "Opções de Cor da Imagem", em que você determina manualmente suas configurações preferidas.
Em "Efeitos Artísticos", existem filtros para deixar a imagem personalizada.
Por último, nessa categoria "Ajustar", existe o botão "Remover Plano de Fundo". Clicando nessa opção, note que uma nova barra superior vai surgir com os itens de manipulação.
Com essa ferramenta é possível eliminar o fundo da imagem ou qualquer área que for selecionada, permitindo fazer um recorte apenas dos elementos gráficos desejados. Note que o espaço em roxo é a área a ser retirada.
Caso queira apagar todas as alterações que fez na imagem, clique no ícone da lixeira "Descartar Todas As Alterações" ou clique em "Manter Alterações" para finalizar sua imagem.
Por último, se quiser retornar ao estado original da imagem, antes de qualquer alteração, basta clicar no botão "Redefinir Imagem".
É claro que as opções mais antigas, como "Borda da Imagem", "Efeitos de Imagem" e "Layout de Imagem" também receberam suas melhorias.
Agora que você já sabe quais são as recursos em relação a ferramentas de personalização de imagens, fique à vontade para colocar toda a sua criatividade para fora e arrasar em apresentações, no trabalho escolar ou em qualquer outro documento.
É possível inserir imagens capturadas para incrementar ainda mais seus trabalhos. Essa funcionalidade do Word 2010 permite que, além de capturar uma imagem da internet, você possa editá-la da forma que quiser antes mesmo de inseri-la em seu documento.
Para usar essa função, basta clicar na guia "Inserir" e em seguida no botão "Instantâneo".
Você terá a possibilidade de enviar para o seu documento uma imagem completa ou recortar a parte que mais lhe interessa.
Se você aprecia usar os clássicos cliparts em seus trabalhos no Word, saiba que agora é possível enviá-los e compartilhá-los em milhares de comunidades temáticas através do aperfeiçoado Media Gallery. E não é só isso, você também pode encontrar imagens, vídeos e outras mídias para usar em seu documento.
Para finalizar esse quesito, o recurso de escrita à tinta está bastante aprimorado. Agora, é possível fazer alterações em seu texto através de seu tablet e salvá-lo, engrandecendo o visual seu arquivo.
O Word 10 dá a possibilidade de adicionar diversos efeitos visuais aos textos. O mais legal é que a adição desses efeitos é tão simples como deixar uma palavra sublinhada ou em negrito! Mesmo depois de aplicar determinados efeitos às palavras, ainda será possível verificar sua ortografia, além de diversos efeitos usados para as imagens que também podem ser usados no texto.
Para efeitos de texto adicional que você não vê na galeria de "Efeitos de Texto", clique no ícone da caixa de diálogo no grupo "Fonte". Na parte inferior da caixa de diálogo "Fonte", clique em "Efeitos de texto" para abrir uma caixa de diálogo que inclui efeitos, como preenchimentos de texto, estilos de contorno, bordas, sombreamento, formato 3D e muitas outras opções.
O Word 2010 possui uma variedade de opções de gráficos SmartArt. Essa função permite a você criar diagramas e esquemas gráficos de forma bastante simples. Basta clicar na guia "Inserir" e depois no botão "SmartArt".
Quando você insere ou seleciona um gráfico SmartArt, surge no Ribbon do Word a opção "Ferramentas do SmartArt" com mais dois itens: "Design" e "Formatar". Nessa nova guia você encontrará galerias de estilos de efeitos de formatação e opções de cores que vão se combinar com o tema escolhido automaticamente.
Você também encontrará uma série de layouts diferentes para aplicar em seus gráficos.
Quando você insere um gráfico SmartArt, um painel de texto será exibido automaticamente ao lado do tema escolhido.
É nesse painel que você vai complementar seu gráfico com informações úteis e estruturadas, além de poder formatá-las à sua maneira.
O editor de textos oferece suporte completo para que você aplique efeitos artísticos ao documento! Isso quer dizer que você tem à disposição uma série de ferramentas e recursos avançados para trabalhar com formas no Word, da mesma forma que no PowerPoint e Excel. Você pode selecionar uma série de novas formas e aproveitar ainda mais ferramentas e possibilidades de formatação.
Por exemplo, basta selecionar a forma, digitar um texto, se preferir, e aplicar os mesmos efeitos de formatação que podem ser indicados a outros elementos gráficos em seus arquivos, como Bisel, reflexos e contornos.
Dica: tente os novos atalhos de teclado para trabalhar com as formas. Escolha uma forma e, em seguida, tecle e mantenha pressionado o SHIFT e use as setas do teclado para redimensioná-la proporcionalmente. Você também pode manter pressionada a tecla ALT enquanto pressiona as setas para a esquerda ou para direita para rotacionar a forma. Adicione a tecla CTRL a essas combinações de teclas para experimentar ainda mais possibilidades.
O Word 2010 oferece novos recursos OpenType para as fontes de textos compatíveis. Essas novidades estão relacionados à ligação entre letras, estilos, espaçamento, entre outros. Para acionar esses novos recursos, basta clicar na guia "Página Inicial" e em seguida no "Iniciador da Caixa de diálogo Fonte" (CTRL + D). Em seguida, clique na guia" Avançado" e selecione as opções desejadas na área "Recursos de OpenType".
O OpenType está disponível em muitas fontes atualmente usadas, possibilitando uma leitura mais nítida e moderna, além de um nível de personalização acessível ao usuário básico. Um exemplo são as fontes da família "Microsoft ClearType", como Corbel, Consolas e Calibri.
Conheça um pouco mais sobre cada item da caixa Recursos OpenType:
Ligaturas
Ligaturas: É uma combinação de caracteres que foram escritos em forma de glifo, um elemento de escrita. Podemos exemplificar a ligatura como um par de letras. Seus tipos são:
Padrão: O pacote padrão contém as ligaturas que os tipógrafos e designers de fontes consideram apropriadas para o idioma selecionado.
Padrão e Contextuais: Esse tipo é considerado pelo designer como um conjunto de caracteres que é de uso comum.
Históricas e Discricionárias: Esse formato já foi comum, mas caiu em desuso. Elas são muito usadas para acrescentar um efeito de "época" às fontes.
Todas: É a combinação de todas as ligaturas possíveis a uma fonte.
Espaçamento entre números
Padrão: O espaçamento é determinado pelo designer da fonte para cada tipo de fonte.
Proporcional: Aqui, os números levam um espaçamento de largura variável, tornando a leitura de algumas fontes mais legível.
Tabular: Nesse espaçamento, cada número terá a mesma largura.
Formas de números
Padrão: A forma é determinada pelo designer da fonte para cada tipo de fonte.
Alinhamento: Os números marcados com essa opção têm a mesma altura e não passam da linha de base do texto.
Estilo Antigo: Nesse estilo, a numeração tem seu formato alterado, passando por cima ou por baixo da linha do texto.
Conjuntos estilísticos
Quem desenha uma fonte pode aplicar até 20 estilos diferentes a ela, isso dará uma aparência totalmente diferente para as palavras, mesmo que escritas na mesma fonte. Nessa opção existem as alternativas:
Padrão: O conjunto é determinado pelo designer da fonte para cada tipo de fonte.
1 a 20: Nesse ponto, você terá as opções disponíveis para alterar o estilo da fonte. Vale dizer que não são todas as fontes que possuem conjuntos estilísticos.
Usar Alternativas Contextuais
Se você marcar essa opção, ela fará um ajuste dos caracteres. Essa ação pode deixar algumas letras mais nítidas. Você também pode usar essa função apenas em uma letra ou número, para diferenciá-los, no início de um parágrafo, por exemplo.
Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/recursos-artisticos-do-word-2010.html#ixzz1ywcL55hT