A procura de dados no Gmail segue algumas orientações do próprio Google websearch. Dessa forma, alguns truques são iguais ou parecidos com as modalidades de busca do mecanismo de procura de páginas.
A busca padrão está configurada para buscar e-mails em todas as pastas, de todos os status. Se você possui uma caixa de e-mail volumosa, vale a pena restringir a busca.
Por exemplo: para procurar mensagens apenas em uma pasta, use o formato "termo de busca" in:"pasta a processar a busca". Use a lista de correspondência a seguir:
- "termo de busca" in:inbox - procura na caixa de entrada;
- "termo de busca" in:sent - procura nos enviados;
- "termo de busca" in:draft" - procura nos rascunhos;
- "termo de busca" in:unread - procura apenas nas mensagens não lidas;
- "termo de busca" in: starred - procura entre as mensagens marcadas como importantes;
- "termo de busca" in:chat - procura em conversas de chat gravadas.
Você pode usar o parâmetro "is" para rebuscar a procura. Por exemplo, se você quiser procurar um termo numa mensagem não lida da caixa de entrada, use "termo de busca" in: inbox is:unread.
Outros comandos interessantes na busca são: from (remetente), to (destinatário), subject (assunto principal do e-mail), folder (pasta de busca), after/before (determina as datas limites). Também é possível usar o operador lógico OR (ou).
Por exemplo: se você quiser pesquisar os e-mails que recebeu do contato guilherme ou de marcel, depois de 06/06/2012, deve usar a seguinte sintaxe: from:guilherme OR from:marcel after:2012/06/06.
Outra dica interessante: em configurações, use os "Temas" para mudar o visual padrão de sua caixa.